segunda-feira, 1 de agosto de 2011

HIDRATAÇÃO DE IDOSOS EM PROVAS DE PEDESTRIANISMO

Queridos leitores... gostaria de compartilhar em primeira mão com vocês o resultado que obtive na minha pesquisa de Iniciação Científica. É apenas o resumo mas em breve vocês terão a oportunidade de conferir o artigo completo. Espero que gostem e que seja útil.... 

          A perda hídrica pela sudorese induzida pelo exercício, especialmente realizado em ambientes quentes, pode levar à desidratação, alterar o equilíbrio hidroeletrolítico, dificultar a termorregulação e, assim, representar um risco para a saúde e/ou provocar uma diminuição no desempenho esportivo. Quanto maior a desidratação, menor a capacidade de redistribuição do fluxo sanguíneo para a periferia, menor a sensibilidade hipotalâmica para a sudorese e menor a capacidade aeróbia para um dado débito cardíaco (GOMES et al, 2006). O suporte hídrico inadequado (hipo-hidratação) pode afetar negativamente o desempenho do atleta, não apenas pela perda hídrica em si, mas também porque no suor não é liberado apenas água, mas também sais minerais, o que pode levar à chamada hiponatremia, que dentre outras coisas, dificulta a contração muscular, podendo causar fadiga, cãibras e até mesmo problemas no coração (BRITO, et al 2006). 



Foram avaliados 45 idosos com 68±4,1 anos de idade, praticantes das provas de 10 Km de pedestrianismo na cidade de Santos. Todos os voluntários possuíam no mínimo 2 anos de prática ou 12 etapas concluídas. Para avaliação quanto à reposição hídrica foi aplicado um questionário avaliando o comportamento alimentar 24 horas antes da prova, no dia da  prova,  durante e  após a realização da mesma. Se alguma não conformidade fosse observada a correta orientação era dada. Para analisar a desidratação foi utilizada a pesagem  antes  e  após a  prova.  A pesagem inicial foi feita com os  participantes sem camiseta e descalços, para que o peso destes materiais não interferissem nos dados. Os resultados indicam perda hídrica significativa após a prova, o que pode se agravar em função de nenhum dos voluntários realizar nenhuma espécie de estratégia de hidratação antes, durante ou depois da prova. Apesar da instrução dada sobre a correta hidratação durante as corridas, não foi observada nenhuma mudança no hábito desses idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário