Atletas e praticantes de atividade física intensa nem sempre conseguem suprir suas demandas energéticas através da alimentação. Para suprir essa falta de ingestão ou mesmo para otimizar os resultados é que foram criados os suplementos.
Existem várias marcas no mercado, tanto nacionais quanto internacionais. Mas atenção: ANTES DE UTILIZAR QUALQUER SUPLEMENTO PROCURE ORIENTAÇÃO DO MÉDICO OU NUTRICIONISTA e verifique se esse suplemento não contém substâncias proibidas pela ANVISA, como a sibutramina e efedrina, por exemplo.
Procure comprar os suplementos em lojas confiáveis e de boa procedência. Lembre-se, milagres não acontecem, por isso não acredite em substâncias que prometem transformar sua forma física de um minuto para o outro.
Os suplementos mais utilizados e recomendados atualmente são:
BCAA: otimizador metabólico de aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina) que acelera a recuperação pós-treino e evita o catabolismo (perda de massa muscular).
Whey protein: suplemento proteico que potencializa o ganho muscular, evita a fadiga e melhora a recuperação pós-treino. Existem diferentes tipos de whey protein e eles variam de acordo com a forma de extração da proteína (isolado, concentrado, microfiltrado e micronizado), alguns também possuem 3, 5, 7 e até 9 fontes diferentes de proteína.
Glutamina: aminoácido livre encontrado no tecido muscular com potentes ações anticatabólicas e anabólicas, promovendo o crescimento muscular e o aumento da resistência.
CL: também conhecido como óleo de cártamo, é responsável pela diminuição do percentual de gordura corporal sem a diminuição de massa magra e ainda ajuda a controlar os níveis de LDL e triglicérides.
Termogênicos: capazes de acelerar o metabolismo e queimar calorias, favorecendo o emagrecimento, especialmente quando aliados à atividade física e à alimentação equilibrada.
Maltodextrina: bebida carboidratada que deve ser tomada antes do treino ou durante a atividade física intensa.
Dextrose e ribose: bebidas carboidratadas que devem ser ingeridas após o treino para repor os estoques de glicogênio.
Existem muitos outros tipos de suplemento, mas o ideal é procurar o médico ou nutricionista para que eles façam a prescrição mais adequada para o seu tipo físico, atividade e organismo.
Uma pessoa é diferente da outra, por isso os resultados obtidos em cada um variam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário