domingo, 2 de janeiro de 2011

ALGUMAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES....

Atualmente é "moda" falar em alimentação saudável, carboidrato, lipídio etc., mas você sabe o que é cada um? Abaixo segue uma breve descrição de cada um...


Carboidratos – Podem ser de origem animal ou vegetal. Sua principal função na alimentação humana é fornecer energia. O cérebro é o principal usuário da glicose, mas em excesso ela pode causar resistência periférica à insulina e até mesmo diabetes.


Lipídios – Possuem alto valor energético e transportam as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), protegem os órgãos e regulam a temperatura corporal.




Proteínas – São componentes indispensáveis às células vivas, pois têm função construtora, promovem o crescimento e contribuem para a resistência contra doenças.

Vitaminas São compostos orgânicos que aparecem nos alimentos em pequenas concentrações, mas desempenham funções específicas e vitais nas células e nos tecidos do corpo. Não podem ser sintetizadas pelo organismo e sua ausência ou má absorção podem provocar doenças de carência específica (como por exemplo anemia ferropriva).

Minerais – São encontrados no corpo e nos alimentos. São partes constituintes de hormônios, enzimas e vitaminas.

Fibras – Constitui o material da parede da célula vegetal, não sendo digeridas e nem absorvidas pelo organismo humano. Não apresentam valor nutritivo ou energético, mas ajudam na movimentação do intestino, obtendo uma melhor evacuação e prevenindo a constipação, mas sempre com uma ingestão correta de água.

Água – É o principal constituinte do corpo humano (cerca de 65%, mas essa quantidade varia de acordo com a idade). Sua falta pode levar à desidratação e até mesmo à falência de alguns órgãos.